associados (1).jpg

Faça uma comunicação assertiva

Ter uma comunicação assertiva é essencial para o setor sindical. Atualmente, existem muitos recursos e ações de comunicação que podem ajudar no fortalecimento da entidade diante de seus associados.

Uma das melhores atitudes para evitar a perda de filiados é a aproximação. Existem meios de encurtar o espaço entre a entidade e o filiado e isso pode ser muito benéfico. Utilizando opções como o envio de e-mail marketing, site adequado e as redes sociais, é possível melhorar seu relacionamento com o filiado. Isso, porque ele se sentirá integrado ao entender que o sindicato, com essas ações, está sendo transparente, atualizado, e interessado nos principais assuntos que envolvem a categoria.

Estar presente na internet, como citamos, pode gerar novas possibilidades para interagir com os filiados e engajar a categoria representada. Um exemplo claro dessa aproximação é que, por meio de plataformas como as redes sociais, é possível ter maior conhecimento sobre os problemas e dificuldades enfrentadas pelo setor, e assim propor soluções para classe.

Há ainda formas tradicionais que podem ser muito eficientes na comunicação. Murais de avisos, panfletos ou jornais periódicos, ainda são muito utilizados e se feitos de maneira estratégica podem otimizar muito o relacionamento da entidade com o filiado.

Saiba a melhor forma de lidar com a inadimplência

Cabe ao gestor do sindicato pensar na importância do bom relacionamento com o filiado antes de tomar atitudes precipitadas. Para evitar conflitos e insatisfações, é preciso lidar com a inadimplência de forma inteligente e consciente. Dessa forma, você evita perdoar associados e aumenta as chances de conquistar novos.

Para realização de cobranças, podem ser utilizados e-mails ou até mesmo pequenos lembretes por SMS. O que vale mesmo é pensar as ações e não ser precipitado.

Conte com boas parcerias

Uma ação de muita relevância é a disponibilização de benefícios para a classe, sejam cursos, palestras, clube de descontos, workshops, entre outros. Mas, para que uma entidade consiga sempre oferecer boas vantagens para sua base de filiados, ela precisa contar com boas parcerias.

Mantenha o sindicato organizado

Fica fácil concordar que é muito mais fácil dar credibilidade para uma entidade que se preocupa com organização do que para uma que não se importa com isso, não é mesmo?

Manter os processos administrativos do sindicato organizados irá contribuir para que a instituição funcione de maneira regular e eficiente, evitando problemas e otimizando atividades rotineiras de gestão.

Novas soluções para otimizar a gestão e melhorar a comunicação

Atualmente, com novas soluções se destacando no mercado de gestão, os sindicatos possuem a opção de adotarem sistemas estratégicos, pensados com o intuito de facilitarem ao máximo os processos e ações de uma entidade.

Organizando os processos administrativos de um sindicato a partir de um ERP específico para o segmento, o gestor terá mais tempo para trabalhar em outras questões relacionadas ao crescimento da entidade. Isso inclui dar mais atenção aos associados. Por esses e outros motivos, fica claro que os sindicatos podem e devem utilizar a tecnologia como aliada.

Deseja saber mais sobre o assunto ou conhecer mais possibilidades para melhorar a comunicação da sua entidade? Clique aqui e fique por dentro.