Devido à situação atual do país, que enfrenta tribulações como o desemprego acelerado, tem sido muito difícil evitar pagamentos atrasados, inclusive, o não pagamento tem sido algo rotineiro em muitos lugares.
Com a falta de capital, as pessoas acabam não pagando pelo que consideram menos importante e podem suspender ou cancelar serviços que consideram desnecessários ou não prioritários.
Infelizmente, essa prática prejudica as finanças corporativas de um negócio, um sindicato ou uma associação.
A inadimplência no sindicato e associação, assim como nas empresas de diversos segmentos diferentes, pode ser consequência de diversos motivos como a falta de planejamento financeiro do próprio sócio, a facilidade de crédito, compras parceladas e muitos outros fatores.
A questão real é que a inadimplência para um segmento assim, pode ser fatal para a sua sustentabilidade a longo prazo.
O que é a inadimplência nos sindicatos?
O termo “inadimplência” no sentido jurídico significa, o incumprimento das obrigações.
A inadimplência pode ser o maior problema, hoje em dia, para sindicatos e associações, pois afeta diretamente o desenvolvimento da instituição e, consequentemente, também das categorias profissionais que protege.
Com isso, as finanças corporativas ficam lesadas por longo período.
É preciso entender o que causa o insucesso dos associados, pois cada colaborador ou contribuinte tem sua realidade e é de extrema importância que a associação e o sindicato permitam que o associado prossiga interessado e motivado a continuar seguindo os companheiros.
Quais as principais causas?
Na verdade, existem várias causas que podem fazer o contribuinte do sindicato não pagar o valor da mensalidade em dia. Com isso, o sindicato acaba lesando suas finanças corporativas, a ponto de demorar uma posterior recuperação.
Falta de incentivo
A falta de incentivar o seu contribuinte a pagar a mensalidade em dia, além de mostrar os benefícios que o sindicato traz à categoria, pode ser um fator que provoque a inadimplência. Pense comigo, pagar um serviço que “não funciona”, não tem sentido.
Mas, às vezes, funciona além da conta e o contribuinte não sabe disso, porque não tem canais de comunicação suficientes, além de incentivo a ele por está com os pagamentos em dia.
Encaminhar um e-mail ou até uma mensagem via Whatsapp, agradecendo pelo pagamento é algo tão simples de se fazer e pode se tornar um diferencial da sua entidade. Faça campanhas e dê prêmios para quem pagar em dia.
Não precisa ser nada com valor muito alto, mas talvez usando a criatividade e procurando uma parceria com uma empresa é possível presentear sem gastar.
Dar desconto na mensalidade, ou em convênio, pode ser uma atitude de reconhecimento do valor dos associados e pode ajudar a combater a criminalidade no sindicato e na associação.
Sindicato não possui aviso de vencimento
Muitos sindicatos criam suas datas e não observam que os contribuintes estão por fora disso. Mais uma vez, a gente observa uma falha na comunicação desses lugares, que pode prejudicar diretamente as finanças corporativas da instituição.
O envio de alerta de e-mails de vencimento automático ajuda a lembrar os membros de que suas mensalidades estão quase vencendo.
Agendar o alerta por e-mail, cinco ou até sete dias antes da data de vencimento funciona em conjunto e aumenta as chances de fazer pagamentos em dia.
Não facilitação das datas de vencimento
O Brasil é um país, que infelizmente, possui muitas pessoas sem flexibilidade ainda. Isso é triste, mas é uma realidade.
Não é diferente em vários sindicatos, que não flexibilizam uma data de vencimento que seja boa para todos ou até mesmo de forma personalizada.
Percebeu que os cartões de crédito deixam o cliente à vontade para uma data escolhida por ele? A ideia é diminuir a inadimplência.
Vamos supor que o salário do contribuinte Fábio sai de 5. Como quer que ele pague a mensalidade no dia primeiro do mês? Complica.
Os membros do sindicato, geralmente, recebem pagamentos no quinto dia útil do mês, nada é mais justo do que definir mensalidades, contratos ou outras taxas devidas em média cinco dias corridos após essa data ou na data que seja confortável para o contribuinte.
Contribuintes endividados
O Brasil é um dos países que a educação financeira deixa a desejar. Imagina quantos contribuintes de sindicatos, em meio a impostos caros, não pagam a mensalidade pelo motivo de viverem no aperto.
Qual a solução para isso? Flexibilizar os modelos de pagamento.
Isso acontece porque muita gente está endividada e precisa respirar. É necessário que o sindicato possa também fazer uma gestão de cobranças eficaz, além de saber como lidar com as negociações, perante os inadimplentes.
Falta de opções de pagamento
A falta de opções de modelos de pagamento, como cartão, boleto, Pix e outras modalidades podem levar o contribuinte a fraquejar na hora de manter o pagamento em dia.
É muito importante que os participantes paguem suas contas facilmente. Dar opções para escolher os métodos de pagamento também facilitará a cobrança de dívidas. Sejam estas:
- No carnê;
- Débito em conta;
- Desconto em folha;
- Boleto bancário;
- Cartão de crédito;
- Pix;
- Pagamento recorrente.
Reduza a inadimplência do seu sindicato em até 70% com a Galax Pay - Conheça mais!
Seja através de uma gestão financeira eficaz, sistema de cobrança, mensagens automáticas e cobranças recorrentes, a Galax Pay está pronta para te ajudar!
Sabia que o melhor mecanismo para deixar as finanças corporativas em dia, quando sua instituição cobra mensalidades dos clientes é a cobrança recorrente?
Pois é, ela é capaz de reduzir drasticamente a porcentagem de inadimplência e favorecer o seu sindicato a voltar ter lucro e crescimento!
Reduza a inadimplência do seu sindicato em até 70%, começando hoje com a Galax Pay!