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A tendência atual é investir em modos de se aproximar do consumidor de maneira orgânica e relevante.

Esse é um dos jeitos mais bem sucedidos de se diferenciar da concorrência. Por isso, é importante se familiarizar com esse conceito.

Acompanhe o texto a seguir para saber o que é o marketing de relacionamento, quais as principais estratégias atreladas a ele, as vantagens e desvantagens de aplicá-lo.

Conheça o marketing de relacionamento 

O marketing de relacionamento é um conjunto de métodos e estratégias que visam atrair clientes por meio da comunicação. 

Ao investir em marketing de relacionamento, as empresas terão as ferramentas para: 

  • Divulgar produtos e serviços;
  • Conquistar autoridade no mercado;
  • Aproximar-se dos clientes;
  • Comunicar-se em várias plataformas. 

Lembre-se que o marketing de relacionamento não é apenas vender. O objetivo final deve ser tornar cada cliente um fã fiel dos produtos ou serviços oferecidos. 

Com isso, as marcas que atingem este patamar podem contar com uma vasta gama de clientes atuando como embaixadores e fazendo propaganda boca a boca.

Quando as pessoas percebem que uma determinada marca as trata de forma diferenciada e cuidadosa, a imagem dessa empresa melhora muito. 

Quanto mais próximos uma marca e um cliente estiverem, maior a chance de desenvolver campanhas corretamente segmentadas. 

Como colocar o marketing de relacionamento em prática?

Existem gestos aparentemente simples do dia a dia que vão ajudar a sua empresa a estreitar as relações com os seus melhores clientes.

Ter uma equipe de atendimento atenciosa e simpática, estimular a proatividade dos colaboradores e integrar a comunicação de várias plataformas são bons exemplos.

Solucionar problemas no menor tempo e com a menor quantidade de atendentes possível também é muito importante.  

Além disso, busque treinar o time de profissionais para padronizar a qualidade do suporte.

Um dos maiores problemas para as empresas é o cliente não voltar porque teve um atendimento ruim.

Com um bom marketing de relacionamento, questões desse tipo serão evitadas com rapidez e proatividade.

Vantagens e desvantagens do marketing de relacionamento

Para que você fique plenamente preparado para apostar nessa estratégia, confira as principais vantagens e desvantagens dela a partir de agora.

  1. Fidelização do cliente 

Quando você cria um forte vínculo com o cliente, você conquista a fidelidade dessa pessoa.

Ela começa a entrar em contato com frequência, recomendar aos amigos, defender seus valores e se alinhar a eles espontaneamente.  

  1. Aumento das vendas 

Com a atração e fidelização ocorrendo adequadamente, as vendas aumentam, pois, os clientes começam a recomendar e elogiar o produto nas redes sociais.

Se for avaliar, quando é contratado umfornecedor, e o profissional gosta dos produtos fornecidos a tendência é que será replicado a qualidade dos mesmo e assim gerando mais vendas tanto para o consumidor final como para os outros salões que se interessarem. 

Além disso, os clientes tornam-se influenciadores em seu círculo de amigos, criando uma extensa rede de vendas baseada nessas recomendações espontâneas.

  1. Satisfação do cliente 

O marketing de relacionamento está diretamente ligado à satisfação do cliente. Afinal, você proporcionará uma experiência única com atendimento diferenciado, deixando-o ainda mais feliz com os serviços prestados.

Um cliente continuamente satisfeito é um cliente com poucas chances de abandonar a marca.

  1. Diminuição dos custos

Custa bem menos manter um cliente consumindo do que fazer toda a jornada de atendimento desde o começo.

É por isso que o marketing de relacionamento é fundamental para cortar os custos na fabricante e em muitos outros ramos.

  1. Atendimento personalizado

Essa estratégia traz grandes evoluções para o sistema de atendimento. Com uma equipe mais preparada os resultados são muito expressivos.

Desde a atração de leads até o fechamento de negócios, o impacto positivo é imenso.

Disseminar a sua marca de forma positiva e deixar ela na mente dos consumidores é muito importante. Começando nos atendimentos e indo até mesmo na entrega de brindes.

Algumas empresas trabalham com fornecedorespara que em cada produto que for distribuído seja personalizado com a marca. 

  1. Feedback negativo

Os riscos de ser vítima de uma campanha negativa não podem ser ignorados.

Quando as coisas dão errado, muitos seguidores podem espalhar o boca a boca negativo e inviabilizar toda a sua campanha. 

Por isso, a atuação constante e o acompanhamento de menções à marca precisam ocorrer, reduzindo situações que podem gerar uma crise à imagem da marca.

  1. Perder chances de conversão

Ter um negócio significa infinitas oportunidades para conquistar novos clientes. Mas a dedicação excessiva ao marketing de relacionamento pode atrapalhar, se outras ações não forem realizadas em conjunto ou o empreendedor não focar em atividades-fins e estratégicas.

Lembre-se que manter um cliente é fundamental e, por mais que a retenção seja menos custosa, ainda é importante atrair novos públicos.

  1. Gastar mais

Ao se concentrar na criação de valor para os clientes existentes, você pode gastar mais do que seu orçamento até estabelecer um programa que forneça o melhor custo-benefício para sua empresa.

  1. Negligenciar outras áreas

A eficácia do marketing de relacionamento pode fazer com que outras estratégias igualmente importantes fiquem em segundo plano. 

  1. Mais exposição

A popularidade nas redes sociais vem junto com o aumento da exposição da marca, o que pode ser bom ou ruim.

Deste modo, é necessário equilibrar o posicionamento para não prejudicar a empresa, garantindo estratégias efetivas e que promovam o desenvolvimento do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.