O que é contabilidade consultiva?
A contabilidade consultiva é um modelo de relacionamento entre o contador, informações e o gestor. É capaz de auxiliar na definição de tomadas de decisões e influenciar diretamente nos resultados organizacionais. Além disso, ela também aumenta o equilíbrio entre as receitas e despesas, já que o sindicato terá maior clareza de informações sobre possíveis erros de gestão.
3 benefícios da contabilidade consultiva
É uma inovação
Como esta é uma nova forma de contabilidade, é uma boa oportunidade para as entidades inovarem na forma de atuar, já que essa estratégia tem um maior valor agregado, é mais atual e oferece resultados ainda mais satisfatórios.
Além disso, vale a pena lembrar que a contabilidade consultiva caminha lado a lado com as tendências tecnológicas e com o uso estratégico de dados. Dessa forma, através da automação de relatórios, é possível fazer o cruzamento de diferentes informações, facilitando a identificação de falhas e dando praticidade as atividades operacionais.
Eficiência no planejamento
Otimizando a gestão estratégica e financeira do sindicato, a contabilidade consultiva apresenta um enorme potencial para viabilizar decisões e elaboração de planejamentos das entidades, sobretudo em situações decisivas, em que cada número e informação passa a ser essencial.
A ação consultiva do contador colabora com o desenvolvimento de soluções voltadas para o crescimento da entidade, trazendo profundidade para as análises e planejamentos, além de aumentar probabilidades de acertos.
Redução de custos
Este modelo de contabilidade coloca a disposição da gestão do sindicato, uma metodologia mais sistematizada e eficiente para visualizar e entender as operações da organização pelo ponto de vista contábil e financeiro. É graças a isso que, uma das suas principais vantagens é a redução de custos.
Com a contabilidade consultiva, a partir de avaliações mais bem estruturadas e fiscalizadas, o contador poderá identificar melhor as diferentes formas de garantir que a organização esteja em conformidade com a legislação, de maneira econômica e prática.
A redução de custos também pode ser alcançada com a diminuição de erros nos processos, como pagamentos indevidos e incidência de multas, situações que não ocorrem em métodos de contabilidade mais modernos e estratégicos.
Como vimos nesse post, a contabilidade consultiva representa um grande avanço, não só para o mundo dos negócios, mas também para o setor sindical.
Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e fique por dentro.