Por sua vez, as despesas são recursos utilizados para assegurar o funcionamento do sindicato como escritório, comissões e marketing. Esses são gastos que, ao contrário do custo, não possuem ligação direta com a atividade-fim.
Deste modo, os valores gastos para manter o sindicato são classificados como “despesas”, já os valores gastos com aquisição de produtos e mão de obra são consideradas “custos”.
Definir custos e despesas é essencial quando nos referimos a gestão financeira de qualquer negócio. Mas, apesar da similaridade e da importância, os termos possuem significados diferentes e fazem toda diferença em precificar produtos e reduzir gastos.
Qual a diferença entre custos e despesas?
A melhor forma para diferenciar custos e despesas é ter em mente que os custos estão relacionados aos produtos ou serviços e as despesas são de carácter geral, não estando ligadas ao processo de produção ou venda.
Além disso, vale destacar que existem outras classificações de custos e despesas. Continue a leitura e entenda melhor:
Custos diretos
Os custos diretos são aqueles ligados ao produto ou serviço prestado pela empresa, ou seja, a confecção de embalagens, mão de obra ou serviços realizados.
Custos indiretos
Os custos indiretos não estão ligados diretamente às atividades prestadas pela empresa. Entra em custos indiretos, limpeza, segurança, manutenção, seguro, entre outros.
Despesas fixas
São despesas cujos valores gastos pela empresa não variam muito, como aluguel de equipamentos e espaços, materiais de escritório e materiais de limpeza, por exemplo.
Despesas variáveis
São valores que podem variar de acordo com o que é produzido pela empresa, como comissão de vendedores que podem variar de acordo com a quantidade de mercadorias comercializadas.
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