01.jpg

Além disso, é fundamental que todos os responsáveis por essa área sigam rigorosamente as normas, devido às fiscalizações que regem a gestão financeira do sindicato, para utilização dos recursos de forma adequada.

Pensando nisso, criamos este artigo com dicas essenciais, que te ajudarão na gestão das finanças do seu sindicato. Confira abaixo:

Nos processos financeiros

A transparência e organização no que tange aos processos financeiros, gera aos filiados e associados uma maior credibilidade e confiança, mostrando a eles que são bem representados e que há uma boa administração das contribuições feitas. É fundamental que a equipe designada pelo gerenciamento financeiro do sindicato seja bem qualificada e preparada à todas as demandas necessárias.

Abrir o acesso às contas do sindicato mostra honestidade, tornando a gestão mais transparente, o que gera credibilidade e pode aumentar a arrecadação ainda mais. Também é importante utilizar um sistema que possa controlar o financeiro e os sistemas ligados a ele, tornando mais fácil e seguro.

Organização de despesas

Normalmente, os sindicatos participam de muitos eventos, representantes precisam fazer viagens, organizar palestras e muitas outras despesas. Isso significa que é preciso ter um bom controle, para que os gastos não ultrapassem os valores disponíveis em caixa. A verba que o sindicato tem em sua receita deve ser rateada entre os centros de custo, contas gerenciais e projetos, para que cada um deles tenha um valor limite que possa ser utilizado.

Software que auxiliam no controle financeiro

Hoje se torna indispensável para manter padrões de gestão de qualidade, o uso de um sistema que possa controlar todo o financeiro e os demais setores ligados a ele. As planilhas antes utilizadas devem ser substituídas por soluções que garantirão maior segurança.

Softwares próprios para sindicatos permitem:

• Consultoria para diversificar a arrecadação da sua entidade.
  • Cadastro unificado, com atualização periódica na Receita Federal.
  • Automatização de cobranças, comunicação e CRM de relacionamento.
  • Painel Sindical - Especialmente para Federações e Confederações!
  • Comunicação integrada e otimizada

Portanto, o responsável pelo sindicato deve buscar por uma solução completa, para que todas as necessidades sejam atendidas em apenas um sistema, sem a necessidade de utilizar um sistema para cada setor ou para cada tarefa, o que causa desordem.

Você já possui um software de gestão? Caso precise de um, o SINDIS é especialmente desenvolvido para sindicatos, confira mais sobre esse serviço aqui.