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Diante dessa importância e o tempo que é investido nas redes sociais, muitas empresas começaram a marcar presença nesse meio, com a criação de contas. 

Isso ocorre porque nas redes sociais existe uma oportunidade de aumentar sua visibilidade e conseguir divulgar produtos, serviços e a própria identidade da organização.

Mas, isso vale não somente para empresas privadas ou para influenciadores digitais. Afinal, também pode ser muito importante para os sindicatos conquistarem espaço nas mídias e posicionarem suas causas e atividades.

O sindicato é uma organização de pessoas que trabalham na representação de um determinado órgão, geralmente, um órgão o qual eles estão vinculados de forma empregatícia, se relacionando ao cargo ou categoria de trabalho.

Nesse caso, tentar atrair mais pessoas para o órgão, evidenciar a importância do setor e os suportes prestados aos demais profissionais da categoria são algumas das opções e vantagens de investir na rede.

Afinal, todo esse processo e atuação como defensores externos da causa é um grande desafio, que pode ser ajudado pelas mídias sociais. 

Diante disso, neste artigo falaremos sobre como um sindicato pode utilizar as redes sociais a favor da instituição, assim como mostraremos algumas estratégias que podem ser aplicadas. Confira mais detalhes!

 

Por que seu sindicato precisa estar nas redes sociais?

As redes sociais, como já falamos no início do artigo, revolucionaram a forma de se fazer publicidade e marketing, de se conectar com o público e de fazer negócio como um todo. 

Nesse local, existe a possibilidade de conhecer novas pessoas, fazer negócios, obter parcerias e divulgar conteúdo.

É por isso que tanto empresas como instituições não privadas, organizações sem fins lucrativos e os sindicatos também têm marcado sua presença no ambiente digital. 

Isso ocorre porque nesse ambiente é possível obter vários benefícios, ampliando o alcance da página para pessoas que se identificam com o material ou buscam por mais informações relacionadas às causas do sindicato e outros informativos do setor, por exemplo. 

Além disso, contar com ações nas redes agrega benefícios como os que listamos a seguir:

  • Traz mais visibilidade ao sindicato e sua atuação;
  • Permite trazer mais transparência junto ao público;
  • Aproxima o público-alvo, com possibilidade de interação;
  • Possibilita alcançar novos seguidores e realizar novas parcerias;
  • Amplia a divulgação das ações e serviços prestados;
  • Aproxima das causas e mudanças que estão ocorrendo e atraindo a população;
  • Melhora o relacionamento com os filiados.

Estar nas redes sociais é um aspecto fundamental para os sindicatos, pois não há nada mais relevante que ter a visibilidade do seu público, por meio do conteúdo divulgado, educando-os e os levando a interagir com a instituição, fidelizando esse público. 

Além disso, é possível obter mais transparência nas relações, divulgar reuniões, pautas discutidas e realizar a integração com a população que segue este trabalho.

Isso sem falar que, para sobreviver, muitos sindicatos também realizam a venda de produtos, sendo que por meio das redes sociais é possível aumentar a divulgação de itens e serviços, atingindo mais pessoas.

Com as redes sociais, os sindicatos também conseguem divulgar seus serviços, mostrando a importância de se filiar ao órgão, abordando os benefícios, auxílios e facilidades agregadas.

Por exemplo, alguns sindicatos facilitam a inscrição em planos de saúde e odontológicos, além de ter empresas parceiras, como clubes e escolas. Isso agrega benefícios às pessoas filiadas e é uma excelente estratégia de divulgação do seu sindicato, bem como para levantar tópicos de importância para o setor com mais propriedade e até um melhor entendimento e apreciação do público..

Por isso, as redes sociais podem ser utilizadas como uma ferramenta de divulgação e promoção do sindicato, assim como um elemento que dá voz e visibilidade às pautas sindicais e aos trabalhadores.

Agora que você já sabe a importância de investir nas redes sociais para o seu sindicato, é importante conhecer também algumas técnicas relacionadas ao marketing digital, ou seja, ao marketing feito para o ambiente virtual, seja para a publicação de conteúdo em site ou em redes sociais, melhorando e qualificando o alcance e a divulgação.

 

Como deve ser o conteúdo para as redes sociais?

Como falamos acima, existem algumas técnicas de marketing digital que precisam ser aplicadas pelas empresas, sindicatos e órgãos públicos que criam uma rede social, de modo a potencializar o alcance e para falar com os públicos mais adequados. 

Para isso, é preciso considerar, também, que cada rede social possui uma particularidade, linguagem e forma predominante de publicação, bem como uma maior ou menor presença de determinados nichos de público.

Além disso, existem dias que são mais movimentados e horários que são mais indicados para a realização de publicações.

Isso representa dizer que um estudo prévio precisa ser feito para identificar esses detalhes, assim como para favorecer a realização do planejamento de conteúdo.

Como as pessoas estão imersas diariamente a muitos conteúdos, é importante criar um material que seja relevante para o público-alvo, assim como apostar em uma linguagem simples e objetiva e na criação de vídeos (que é um elemento de tendência nos dias atuais), ou designs que se destaquem e chamem a atenção dos usuários.

Ou seja, não basta apenas ter uma rede social e realizar publicações, é importante que essas publicações sejam pensadas, planejadas e estejam dentro de um cronograma claro e estratégico, estimulando a reação e interação do público - bem como despertando o interesse a longo prazo. 

Para produzir o conteúdo relevante para o cliente, e que se destaque no feed, existem técnicas do marketing de conteúdo que podem ser aplicadas.

Para investir na empatia e proximidade com seu público, é possível recorrer ao inbound marketing, que é uma estratégia voltada para a atenção do público, pensando na humanização da sua empresa ou sindicato, materiais informativos e tópicos de alto interesse/dúvidas dessa audiência.

A partir dessas dicas, você está pronto para saber como realizar anúncios nas redes sociais!

Como realizar anúncios nas redes sociais?

Uma das formas de aumentar a visibilidade nas redes sociais e fazer com que mais pessoas vejam seu anúncio ou publicação é por meio do anúncio nas redes sociais, como o Facebook, Twitter e o Instagram ADS.

Mas, por que realizar anúncios nas redes sociais e como isso pode ser feito? 

Basicamente, destacam-se entre os motivos que representam a importância de anunciar nas redes sociais aspectos que permitirão que o sindicato alcance mais pessoas de forma qualificada, visto que considera fatores  e traz vantagens como:

  • Delimitação dos objetivos de uma campanha;
  • Possibilidade de mensurar/acompanhar os resultados da postagem;
  • Amplia a quantidade de seguidores qualificados;
  • Aumenta o engajamento do público;
  • Motiva o compartilhamento da postagem, trazendo mais valor à publicação frente a novos públicos.

Diante dessas vantagens, vale muito a pena realizar o anúncio nas redes sociais. 

Mas, muitas pessoas têm dúvidas sobre como isso pode ser feito ou sobre como funciona o Facebook Ads. É por isso que, neste artigo, você compreenderá como isso pode ser feito.

Para anunciar no Facebook, ou no Instagram (lembrando que o anúncio nessas redes pode ocorrer de forma integrada), deve-se criar uma campanha junto a uma imagem/vídeo, conforme o formato de interesse e o objetivo da ação. 

Dessa forma, você conseguirá delimitar alguns aspectos relacionados ao público-alvo que deseja atingir, assim como a área do alcance do anúncio (se nacional, por região, estado ou no seu município) e o orçamento disponível, tendo uma previsão de quantas pessoas serão atingidas.

Dessa forma, o sindicato também consegue definir a duração da campanha e o orçamento pago por dia, que pode variar de 1 real a milhares de reais. 

Tudo vai depender da quantidade de público que se deseja alcançar. É possível realizar uma simulação na rede para verificar quantas pessoas serão alcançadas a partir dessas delimitações, bem como acompanhar os resultados diariamente. 

Assim, caso seja necessário, é possível alterar alguns aspectos da campanha.

O mais interessante é que tudo pode ser mensurado ou acompanhado nas redes sociais, fazendo com que a empresa veja seus resultados de forma clara e consiga receber relatórios, para tomar decisões assertivas em relação aos próximos anúncios. 

Dessa forma, você cria um anúncio de forma simples e com pouco dinheiro investido, mas grandes resultados como recompensa.

 

Indo além das redes sociais: sua presença no Google

Além das redes sociais, seu sindicato também tem a possibilidade de anunciar no Google. Isso vale para os sindicatos que possuem algum tipo de site ou blog vinculado à instituição,otimizando as oportunidades de atingir os públicos nas plataformas do Google e em sites parceiros. 

Muitas vezes, as pessoas procuram saber mais informações sobre o sindicato, seus objetivos e, até mesmo, buscam a leitura de artigos que esclareçam um tema dentro das pautas que são trabalhadas pelo sindicato (ou conforme a área de atuação e aspectos legais).

Dessa forma, o Google pode ser um aliado importante para divulgação do seu sindicato. 

Isso porque o Google possui estratégias de ranqueamento, que melhoram a posição de um site durante a busca. No caso do anúncio, é possível aparecer em destaque na página de resultados.

Dessa forma, para estar entre os primeiros locais, para além das campanhas ADS, há algumas regras orgânicas que precisam ser seguidas, como:

  • Ter um conteúdo de qualidade;
  • Saber as palavras-chaves usadas no setor;
  • Investir em técnicas de SEO;
  • Colocar legendas nas fotografias;
  • Não plagiar conteúdos;
  • Contar com textos mais profundos.

Além dessas ações que consistem em estratégias não pagas, também existem as ações pagas que surgem a partir de estratégias como anunciar no Google Ads, conforme dito anteriormente.

Nesse caso, é possível anunciar em banners, promoções, ou mesmo patrocinar o uso de algumas palavras-chave.

O Google dispõe da opção de criar campanhas diversas, que devem ser pensadas de forma prévia, com a delimitação de palavras-chaves, tema da campanha, duração, orçamento e área de abrangência.

A depender do anúncio, o Google pode divulgar sua empresa em sites de empresas que são parceiras, assim como no Youtube, fazendo com que mais pessoas tenham acesso às pautas do sindicato, desde que as normas do setor sejam respeitadas.

Com isso, os materiais criados, como textos em blogs, podem aparecer de forma estratégica para internautas que demonstram interesse nos tópicos abordados no site do sindicato, trazendo novas oportunidades ao negócio e ampliando o conhecimento acerca das causas defendidas.