3_SINDICATO.jpeg

Quando se fala em gestão sindical, temos um assunto que ainda é pouco discutido, porém, há uma grande necessidade de abordar este tema e tudo que envolve este processo. Primeiramente, é importante entender o que é um sindicato e sua origem em nosso país.

Pois bem, um sindicato é uma associação que defende interesses de um grupo específico, podendo ser tanto de trabalhadores quanto de empregadores ou servidores públicos.

No Brasil, os sindicatos surgiram no final do século XIX após a revolução industrial europeia, juntamente com ascensão econômica do país e implantação do capitalismo, em que as indústrias ganharam força e o trabalho deixou de ser escravo para ser assalariado. Mesmo com as mudanças, os trabalhadores das indústrias estavam insatisfeitos com sua condição de trabalho e criaram movimentos reivindicando melhorias. Década após década, surgiram mais sindicatos que lutam a favor de causas de sua classe.

Com o início da globalização e os avanços tecnológicos, os sindicatos passaram a enfrentar algumas dificuldades, pois, houve mudanças nos métodos de gestão, a internacionalização econômica após o surgimento das multinacionais. Além disso, há todo um contexto que envolve ideologias políticas, cenário econômico do país, a participação ativa dos trabalhadores nos movimentos, que tem diminuído muito devido as leis trabalhistas atuais e o modo de trabalho, entre outros diversos fatores que influenciam a ter altos e baixos na força sindical.

Atualmente, a gestão sindical tem grandes desafios, como por exemplo a inovação de seus processos e a forma de se comunicar para chamar mais atenção das pessoas e aumentar o número de cadastrados. Por isso ter um sistema de gestão sindical é de extrema importância.

Para dar força ao movimento, a LINKCOM buscou, de forma inovadora criar um sistema específico para sindicatos com funções que ajudarão de forma constante na evolução dos processos bem como na melhor comunicação com os associados, criando assim, uma cultura de integração e aumentando sua força junto à sociedade.