Se você é um gestor sindical ou associativo, sabe bem que a inadimplência é um desafio constante e que impacta diretamente nos resultados e na capacidade das entidades defenderem os interesses dos associados.

A inadimplência pode ser fruto de diferentes cenários, como condições econômicas, descontentamentos, indiferença com a entidade, falta de percepção em relação a importância do sindicato, entre outros aspectos. Mas, independentemente do contexto, o não pagamento tem sido algo rotineiro em muitos lugares.

Sabemos que reduzir a inadimplência de sindicatos e associações é uma tarefa que demanda uma gestão eficiente, afinal, para que exista engajamento e contribuição dos associados, é necessário que os mesmos se sintam representados. Isso é impossível sem uma gestão eficaz e estratégica.

Pensando nisso, criamos este conteúdo especialmente para trazer estratégias práticas e soluções de sucesso para enfrentar a inadimplência e fortalecer a sustentabilidade financeira de sindicatos e associações. Continue a leitura e aproveite.

1 - Comunicação estratégica e ações para engajar

Ao longo dos anos, vimos muitos exemplos de como a comunicação transparente e eficiente é a chave para construir e manter uma relação sólida com os associados. É importante investir em canais de comunicação estratégicos, como sites, e-mails, redes sociais, aplicativos, para manter os membros sempre bem informados sobre as atividades, conquistas, tendências, novidades e benefícios que a entidade oferece.

Um sindicato pode, por exemplo, lançar uma campanha de engajamento online, destacando as vitórias alcançadas em negociações recentes e os benefícios conquistados para os associados. Esse tipo de ação pode impactar diretamente na redução de inadimplência. Afinal, nesse tipo de cenário, o membro do seu sindicato verá exemplos de como contribuir com a entidade é vantajoso para ele.

2 - Personalização e flexibilização

Dependendo da realidade da sua entidade, pode fazer muito sentido oferecer opções personalizadas para o pagamento das contribuições.  Pode ser um método interessante para adequar as despesas à realidade financeira de cada associado. Nesse caso, você pode, por exemplo, optar por uma política que permita escolher entre diferentes formas de pagamento, como débito automático, boleto bancário, cartão de crédito, entre outros. A flexibilidade nas contribuições pode aumentar a adesão e reduzir a inadimplência.

3 - Vantagens exclusivas para associados adimplentes

Criar incentivos para que os associados permaneçam em dia com suas obrigações também pode ser uma estratégia eficaz para combater a inadimplência. Sua entidade pode, por exemplo, oferecer vantagens exclusivas, como descontos em parceiros comerciais, acesso a cursos e eventos especiais, entre outros atrativos. Vale lembrar que esse tipo de ação pode aumentar o sentimento de pertencimento e valorização do associado.

4 - Negociação emática e estratégica

É importante destacar que nem sempre a inadimplência é resultado de desinteresse por parte dos associados. Muitas vezes, dificuldades financeiras pessoais podem impactar o pagamento em dia das contribuições.

É fundamental adotar uma abordagem empática e negociar acordos para que os membros possam regularizar suas pendências. Neste contexto, você pode pensar em ações que facilitem o pagamento e que aproximem o sindicalizado de uma solução para essa dificuldade. Uma negociação “humanizada” pode fazer a diferença, principalmente a longo prazo.

Enfim, combater a inadimplência em sindicatos e associações é um desafio que demanda esforços contínuos. Através da comunicação estratégica, personalização das contribuições, oferta de benefícios exclusivos e abordagem empática nas negociações, as entidades podem fortalecer sua sustentabilidade financeira e cumprir seu propósito de representar e apoiar os interesses dos associados de forma eficiente e responsável.

Vale lembrar que, além de implementar as estratégias mencionadas, você pode otimizar sua gestão e melhorar a comunicação com o seu associado ao implementar o uso de um sistema especializado em gestão sindical. Com uma ferramenta especializada em mãos, seu sindicato ganha um leque de opções ainda maior para lutar contra a inadimplência e aumentar a eficiência financeira.