Visto isso, devido a essa inquietude causada pela mudança dos cargos de presidente, deputados, senadores e governadores, muitos trabalhadores optam pela desfiliação sindical, ou pela mudança de uma associação que melhor lhes representa, causando assim grandes prejuízos econômicos às entidades.
Como se sabe, a arrecadação é a forma que um sindicato tem para coletar meios que darão apoio em todas as suas ações. Com isso, sai na frente aqueles que mantêm uma atuação política mais planejada, capacitada e ativa.
Diante dessa situação, você, gestor sindical, sabe quais medidas tomar para melhorar a arrecadação sindical em ano eleitoral? Neste artigo vamos mostrar algumas estratégias para ajudar a aumentar o ganho financeiro do seu sindicato.
5 passos para melhorar a arrecadação sindical
Esteja ao lado dos sindicalizados
Encurte a distância entre os filiados e a associação sindical. Faça com o que os filiados sintam-se próximos da entidade e deixe claro que eles são essenciais para engajar a categoria e que, sem eles, o sindicato não existiria.
Demonstre em todas as oportunidades que a entidade é uma defensora e aliada e está realmente ao lado dos sindicalizados. Fortaleça o diálogo e, então, use essa proximidade para fidelizá-los e convencê-los da importância de apoiar a entidade.
Tenha transparência
Mostre as ações que a entidade faz e já fez pela categoria. Essa transparência de informações é fundamental para fortalecer o vínculo com o associado.
Diversas entidades estão perdendo o apoio dos associados, pois não se comunicam adequadamente. Diante disso, tenha uma comunicação mais ativa, explique com clareza seus direitos, esclareça as dúvidas, e mostre que a associação está disposta a batalhar pelos interesses da categoria.
Amplie as opções de benefícios e convênios
Invista em uma lista diversificada de benefícios e convênios, que seja útil para vários segmentos da categoria e atenda as necessidades de todos.
Faça parcerias com instituições e ofereça vantagens exclusivas como, por exemplo, clube de benefícios, cursos, palestras, workshops, entre outros. Não esqueça que mais importante que conseguir vantagens, é investir na divulgação desses ganhos, sendo assim, utilize todas as formas de comunicação e plataformas possíveis.
Profissionalize a comunicação
Tenha uma comunicação eficaz e múltipla. Invista em práticas e mídias que possam facilitar o acesso às informações, de modo a promover o conhecimento e a melhorar o relacionamento com os filiados.
Esteja presente na Internet, utilize site, Blog eredes sociais. Produza conteúdos de qualidade, compartilhe materiais úteis, promova o engajamento e ganhe visibilidade para as atividades e causas sindicais.
Invista em tecnologia
Conte com um software de gestão sindical. Com essa ferramenta, é possível otimizar a gestão e realizar uma administração mais efetiva, assim como acompanhar os inadimplentes e ter um controle dos recursos financeiros.
Opte por um sistema 100% web, customizável, com diferentes funcionalidades e que ofereça agilidade e segurança para a sua gestão. Escolha uma ferramenta que seja integrada e uma empresa que disponibilize outros recursos tecnológicos, como Apps exclusivos para sindicatos, essenciais na atualidade para garantir um relacionamento mais transparente e inteligente com os filiados.
Como você pode perceber, aumentar a arrecadação de um sindicato não é nada simples, mas seguindo essas dicas e contando com o apoio da SINDIS, empresa com mais de 20 anos em experiência de gestão sindical, é possível melhorar ainda mais o recolhimento e conquistar novos aderentes.
Entre em contato conosco, converse com um de nossos especialistas e conheça as nossas soluções inovadoras que vão potencializar ao máximo sua entidade sindical.