retrato-de-homem-senior-digitando-ligado-laptop-em-escritorio-1-1.jpg

Seja em sindicatos ou associações, a busca por uma gestão eficiente e estratégica não para, não é mesmo? Ter o total controle dos processos, com dados precisos e atualizados é fundamental para alcançar os objetivos estabelecidos e atender às necessidades dos associados. É nesse contexto que os relatórios gerenciais se fazem tão importantes. 

Esses relatórios fornecem informações essenciais que auxiliam o gestor sindical a tomar decisões embasadas e a promover uma administração transparente. Em outras palavras, os relatórios gerenciais oferecem uma visão clara e detalhada do departamento financeiro, administrativo e operacional.

Por esses e outros motivos, que explicaremos ao longo do texto, esses relatórios estão entre os ingredientes responsáveis pela gestão eficiente de sindicatos e associações. Continue a leitura e veja como isso funciona na prática.

O que são relatórios gerenciais?

Indo direto ao ponto, relatórios gerenciais são documentos elaborados com o objetivo de fornecer informações relevantes e úteis para os gestores e tomadores de decisão de uma organização, como um sindicato, nesse caso. Esses relatórios são elaborados a partir da análise de dados e informações coletadas em diferentes áreas e processos da entidade.

Esses relatórios gerenciais podem abordar diversas áreas e aspectos do sindicato, como finanças, operações, comunicação, entre outros. Além disso, permitem uma visão comparativa do cenário real em relação ao que é realmente esperado, proporcionando os indicadores necessários para uma melhor tomada de decisão.

Como um sistema pode ajudar

Imagine se, neste exato momento, te fizessem as seguintes perguntas a respeito do seu sindicato ou associação:

  • Como estamos utilizando os recursos financeiros da entidade?
  • Quantosassociados se filiam por mês? 
  • Qual a quantidade de associados que eu tenho no mês versus a quantidade no mesmo mês do ano passado?
  • Como estamos progredindo em relação ao nosso planejamento anual?
  • Qual a média de inadimplência que o sindicato possui?
  • Quantos associados eu tenho em determinada região?

Essas perguntas certamente nos fazem refletir e são um bom exemplo de como os relatórios gerenciais podem trazer respostas claras para a gestão do sindicato. 

Que tipo de ajuda um sistema pode oferecer?

Quando você conta com um sistema de gestão especializado para atender as necessidades do seu sindicato, você pode tornar esse processo mais prático, rápido e correto.

O SINDIS, que conta com diferentes funcionalidades voltadas especialmente a gestão sindical, inclui recursos de geração automatizada de relatórios personalizados, simplificando o acompanhamento e a análise dos dados.

Imagine que um sindicato, que representa os interesses de uma determinada categoria de trabalhadores, possui uma grande quantidade de membros, realiza negociações coletivas, oferece serviços e benefícios aos associados, além de realizar eventos e campanhas em prol da categoria. Gerar relatórios sobre cada um desses processos pode ser um desafio e tanto, não é mesmo?

Neste cenário, um sistema de gestão específico para sindicatos pode desempenhar um papel fundamental ao auxiliar e automatizar a geração de relatórios gerenciais, como:

  • relatórios financeiros;
  • negociações;
  • serviços e benefícios;
  • arrecadação;
  • cadastros;
  • comunicação; entre outros.

De modo geral, o sistema SINDIS é uma solução abrangente, intuitiva e eficiente para o gerenciamento de um sindicato.

Além disso, o acesso via web, sem a necessidade de instalação de software, permite que os usuários acessem o sistema de qualquer lugar, desde que tenham conexão com a internet. Isso proporciona flexibilidade e facilidade de uso.

Já a funcionalidade de contas a pagar e a receber auxilia na gestão financeira do sindicato, facilitando o controle e acompanhamento dos pagamentos e recebimentos. Isso contribui para a organização das finanças e o cumprimento das obrigações.

Por fim, o sistema oferece uma solução completa e intuitiva. 

Aproveite a oportunidade para conhecer mais sobre o software.

Não deixe para depois. Clique aqui e tire suas dúvidas com um especialista.