pessoas-que-trabalham-em-equipe-easy-resize.com.jpg

Se você é gestor ou peça crucial para os processos de um sindicato, sabe bem que o dia a dia de uma entidade é repleto de desafios. Gerenciar as atividades, manter uma boa comunicação com o associado, garantir um bom controle financeiro e ao mesmo tempo fazer com que a organização cresça não é fácil, ainda mais quando não se pode contar com um sistema específico para ajudar.

Nos últimos anos, o setor sindical passou por momentos de incertezas e de adequações, afinal, o país vive em constante mudança e se preparar para os novos desafios é fundamental.

Se o seu sindicato lida, por exemplo, com uma complexidade de normativas e regulamentações que impactam diretamente as operações, assim como a necessidade de engajar membros e gerenciar diferentes contribuições, o uso de um sistema pode ser a resposta para que tudo funcione de forma ágil e eficiente.

Nesse momento do segmento, talvez você já tenha entendido a importância de um software de gestão para a rotina de uma entidade sindical. Entretanto, nosso objetivo aqui não é te fazer perder tempo. Queremos esclarecer sobre os reais benefícios desse tipo de solução e compartilhar dicas que podem ajudar na hora de escolher o sistema ideal. Continue a leitura e aproveite.

Como um sistema para sindicatos pode ajudar

Maior organização e agilidade

Investir em um sistema específico para sindicatos viabiliza a integração de todas as operações do sindicato em um único local. Isso resulta em uma gestão mais ágil, permitindo acesso instantâneo a informações cruciais, reduzindo o tempo gasto em processos manuais, minimizando erros e retrabalhos.

Imagine, por exemplo, poder acessar com facilidade e rapidez o cadastro de membros, contribuições ou eventos a partir de uma única plataforma. Além de gerar organização e  agilidade, isso impacta na qualidade das operações, fazendo com que a entidade seja cada vez mais bem vista pelos associados.

Nesse caso, opte por um sistema armazenado em nuvem, ou seja, um sistema web. Assim, você poderá acessá-lo em tempo real de onde estiver, sem a necessidade de acessar um computador local específico. Com um sistema em nuvem, basta ter um dispositivo conectado à internet em mãos, para acessar os dados da entidade. Em outras palavras, é como ter a gestão do sindicato na palma das mãos.

Eficiência nas operações do sindicato

Um sistema específico para sindicatos é uma solução que otimiza os processos internos, reduz burocracias e melhoram toda a eficiência operacional, contribuindo inclusive com o aumento da contribuição.

Tarefas rotineiras como emissão de boletos, controle de inadimplência, geração de relatórios, pagamentos via boleto e PIX, além da gestão de contas a pagar e a receber, podem ser realizadas de forma automática ou com poucos cliques através do sistema.

Quando uma entidade não perde tempo com tarefas burocráticas, ela foca energia em se comunicar melhor com os associados, desenvolver estratégias de valor e consequentemente no aumento da contribuição.

Dica: opte por um sistema com dashboard em tempo real e dados disponíveis para serem coletados ou inseridos. Além disso, caso precise gerenciar mais processos e entidades, verifique se a solução é multiprocessos. Assim, poderá cuidar de tudo usando uma única ferramenta.

Melhor gestão financeira e garantia de transparência

Quando falamos de gestão financeira, é bom ressaltar que a transparência é vital importância para a confiança dos membros. Quando você conta com um sistema de gestão específico e customizável, você pode configurar o software para que o mesmo responda às necessidades específicas dos seus processos, gerando relatórios detalhados, personalizados e um controle rigoroso sobre receitas e despesas.

Com o apoio de um bom software, você gerencia as finanças do sindicato de forma simplificada, com recursos como:

• agendamento de contas recorrentes;
  • relatórios financeiros completos;
  • controle de fluxo de caixa;
  • indicadores para análises sobre receitas e despesas;
  • conciliação bancária automatizada;
  • configuração personalizada de diferentes formas de pagamento e documentos;
  • gestão de cobrança a devedores com registro dos contatos salvos no cadastro do associado;
  • controle de previsões orçamentárias; entre outras funcionalidades.

Comunicação efetiva

Você também pode usar um sistema de gestão para potencializar a comunicação interna e externa do sindicato. Desde o envio automatizado de boletos gerados através do sistema, envio de e-mails (aniversário, boletins informativos, convocações para assembléias), entre outros.

Uma boa ferramenta também auxilia na mensuração de todas as decisões que precisam ser tomadas em conjunto, bem como a criação de enquetes, eleições e outras definições.

Além disso, ter no sistema uma área segura para que o associado possa consultar informações, histórico de contribuições, emissão de segunda via de boletos e acompanhamento de solicitações de atendimento pode ser um diferencial. Já parou para pensar na forma como o seu sindicato passa a ser visto quando usa uma ferramenta como essa?

Acerte na hora de escolher o sistema para o seu sindicato!

Além de todo o conteúdo compartilhado ao longo desse texto, algumas observações podem ser cruciais para que você faça uma boa escolha.

1 - Uma solução personalizável

Opte por uma ferramenta modular e personalizável para que você de fato resolva as necessidades específicas do sindicato. Do que adianta investir em uma solução se ela te deixa engessado e não te atende nos detalhes mais específicos? Afinal, são esses pequenos pontos que fazem toda a diferença.

2 - Suporte que entenda de tecnologia e também do setor sindical

Conte com um fornecedor que, além de entender profundamente sobre a tecnologia oferecida, também tenha conhecimentos sobre a rotina e os desafios de uma entidade sindical. Uma empresa que conhece o dia a dia de um sindicato e que carrega grande expertise em tecnologia, estará mais perto de entregar soluções de fato eficazes a entidade.

Um suporte técnico eficiente é sempre importante, afinal, problemas podem surgir e quando isso acontecer, ter uma equipe capacitada e disponível para auxiliar garante a continuidade operacional.

3 - Fornecedor que te ajuda a extrair o melhor do sistema

Outra dica que pode trazer excelentes resultados, seja a curto, médio ou longo prazo, é escolher um fornecedor que ofereça um atendimento personalizado, que conte com uma base de conhecimento e disponibilize treinamento para maximizar a eficácia do software.

4 - Integração

Por fim, observe se a solução em questão oferece possibilidades de integração, caso necessite que o sistema funcione junto a outras ferramentas.

O sistema SINDIS, além de entregar todos os recursos e funcionalidades mencionados acima, é um software intuitivo.

Ao adotar o SINDIS como seu sistema de gestão, você não está apenas investindo em uma tecnologia qualquer, mas em uma empresa parceira, que trabalha diariamente para oferecer soluções cada vez melhores aos sindicatos.

A SINDIS entende a dor do setor sindical e sabe como é o seu dia a dia. Estamos preparados para te ouvir e ajudar na resolução de seus desafios. Entre em contato agora mesmo e teremos o prazer de lhe ajudar.